O que é pintura de parede?
A pintura de casa consiste na aplicação de tintas nas paredes, pisos, portas, janelas, entre outras partes. Normalmente a pintura das paredes é uma das últimas etapas da obra. Ela é feita depois que todas as paredes estão revestidas, portas e janelas instaladas e bancadas assentadas.
Esta aplicação tem como objetivo formar a camada que faz o recobrimento da superfície e têm função protetora e decorativa. A pintura também auxilia na distribuição da luz, durabilidade da parede e aspectos higiênicos.
As tintas utilizadas são substâncias líquidas constituídas de pigmentos, ligantes, diluentes e aditivos. Após sua aplicação, os diluentes evaporam e a tinta se transforma em uma película protetora. Por isso as tintas com mais pigmentos e ligantes são consideradas de melhor qualidade.
Uma casa bem pintada transmite a sensação de casa nova e até aumenta o valor do imóvel. A seguir falaremos um pouco mais sobre os tipos de tintas e como fazer a pintura de paredes, não perca!
Tipos de tintas para parede
Com o avanço da tecnologia surgiram muitos tipos de tintas no mercado. Hoje existe um tipo de tinta específico para cada aplicação: área interna ou externa e área molhada ou seca.
Apesar da grande variedade, as tintas podem ser divididas em dois grupos:
- Tintas à base de água: são fáceis de manusear e limpar, tem pouco odor, menor inflamabilidade, secam rápido e apresentam maior resistência ao descascamento.
- Tintas à base de solventes ou óleos: proporcional alta qualidade de aderência, porém demoram mais para secar, tem odor forte e se tornam quebradiças com o tempo.
Atualmente, usa-se apenas tintas à base de água para pintar as paredes, são as chamadas tintas látex. A seguir falaremos sobre os 2 tipos de tintas látex mais utilizados em construções residências.
Tinta Látex PVA
A tinta látex PVA (vinil acrílica) é composta por acetato de polivinila e solúvel em água. Ela não resiste a umidade, por isso é recomenda para a parte interna das casas.
Elas oferecem boa cobertura, secagem rápida e odor mínimo. Além de facilidade no manuseio e limpeza dos respingos. Elas custam menos que as tintas acrílicas que falaremos a seguir.
Tinta acrílica
A tinta látex acrílica, ou apenas tinta acrílica como é mais conhecida, também é solúvel em água, mas possui resinas acrílicas em sua fórmula que proporciona ao produto alta impermeabilidade depois de aplicado.
Por esta característica, as tintas acrílicas são indicadas para áreas externas e internas, tanto secas quanto molhadas da casa. As tintas acrílicas podem ser lavadas, o que confere maior comodidade quando comparada a tinta látex PVA.
As tintas acrílicas possuem 3 tipos de acabamentos, sendo:
Tinta acrílica acetinado
Ela tem um brilho mais discreto, que diminui, mas não esconde as imperfeições da parede. Um ponto positivo é que a limpeza é fácil.
A tinta acrílica acetinado é indicada para paredes que não possuam irregularidades, tetos e portas de madeira.
Tinta acrílica fosco
Ela com um efeito visual opaco e absorvente. Com ela a parede ganha um aspecto aveludado, o que disfarça melhor as imperfeições.
O lado ruim da tinta acrílica fosca é que ela mancha com facilidade e sua limpeza é dificultada. Uma dica é pintar parte das paredes com cores mais escuras com este tipo de acabamento. Elas são indicadas para paredes e tetos.
Tinta acrílica brilhante
Ela é a tinta com mais brilho, deixando a parede com cara de nova por mais tempo. Porém, ela evidencia qualquer irregularidade da alvenaria.
A tinta acrílica brilhante é indicada para áreas internas e externas e portas e janelas de madeira.