Construção da área de lazer deve considerar espaço e iluminação

Como é bom comemorar uma data especial, um grande acontecimento, ou até mesmo aproveitar os dias de sol na área de lazer da sua casa, não é mesmo?

Mas para garantir bons momentos em família ou com amigos, alguns cuidados são necessários. Para ajudar você a projetar ou reformar área de lazer para a sua casa, reunimos neste post algumas dicas dos arquitetos Paulo Capel, Moacyr Corsi e Rebeca Braga.

Outra questão são as dimensões. De acordo com Capel, é preciso estar atento para que o churrasqueiro tenha espaço livre de trabalho, com bancada de apoio e itens à mão. “Na pia é necessário ter uma cuba com tamanho compatível à tábua de carnes e espetos; torneira; talheres, copos e pratos sempre à mão e, de preferência, um frigobar ou geladeira que possa armazenar as bebidas e alimentos”, explica Paulo Capel.

Pense na circulação das pessoas

O espaço precisa ainda ser adequado para receber os convidados. “É necessária uma quantidade média de assentos (bancos e cadeiras) que também possa sempre agregar mais pessoas. Então prever espaços de circulação ao redor da mesa que possam receber mesas dobráveis ou banquetas soltas é uma boa pedida”, complementa Paulo Capel.

Iluminação na medida certa

Para garantir o conforto de todos, é preciso estar atento ao sistema de iluminação da churrasqueira. “O desconforto visual prejudica as pessoas e pode até ter consequências em nossa saúde, então nada de colocar apenas uma lâmpada no teto, no centro do ambiente. Mas também de nada adianta encher de spots e luminárias que vão deixar a iluminação do espaço parecendo canhões de luz em um show de rock”, completa Paulo Capel.